Incubadora Sesc

Incubadora Sesc

O Projeto consiste na incubação de Empreendedores. O processo de incubação tem por objetivo a estruturação de modelos de negócios sustentáveis (social, ambiental e economicamente), a ampliação da visibilidade dos grupos atendidos bem como ampliação da renda dos participantes por meio do empreendedorismo e inovação.

O Sesc RJ vem investindo e apoiando projetos de incentivo à economia criativa, oferecendo formação, incubação de projetos, aprimoramento de gestão de pequenos negócios, valorização de empreendedores, entre outras ações. A iniciativa da Incubadora Sesc de Empreendedorismo e Economia Criativa destina-se a selecionar propostas de empreendedores, visando fornecer capacitação e incentivo, de forma a propiciar o desenvolvimento da economia local, habilidades de gestão e ampliação da geração de renda. O principal diferencial deste trabalho é a aproximação direta com o empreendedor e o acompanhamento integral no período de formação. Além da formação completa em gestão, projeção da marca, formação de parcerias, networking, entre outros.

Objetivos

Acelerar e qualificar o processo de formalização e criação de novos empreendimentos, por meio de orientação multissetorial, com o objetivo de aprimorar habilidades de negociação e gestão, ampliando as possibilidades de geração de renda, visibilidade e impacto social. As iniciativas estarão pautadas em conceitos de comércio justo, inovação, economia solidária, economia criativa e sustentabilidade.

  • Identificar empreendedores baseados no capital intelectual, cultural e criativo, gerando impacto socioeconômico;
  • Apoiar o desenvolvimento do comportamento empreendedor como uma das bases de crescimento dos negócios;
  • Estimular a geração de renda, criando um ambiente favorável para a cultura do empreendedorismo, inovação e planejamento;
  • Valorizar a diversidade cultural e a criatividade de empreendedores capazes de movimentar a economia local;
  • Incentivar a formação de uma rede de conexões, troca de informações e apoio entre os participantes da incubadora, que perdure para além do seu tempo de duração;
  • Incentivar a participação em feiras e eventos e oportunidades concretas de geração de renda e de escoamento da produção por meio da participação de alunos em feiras.

Metodologia

Projeto Incubadora Sesc de Empreendedorismo e Economia Criativa é oferecido de forma gratuita a todos os selecionados via edital público. Em 2024, as áreas temáticas trabalhadas são: Moda Trabalhos Manuais & Artesanato Gastronomia Negócios Culturais e Agroecologia.

O projeto tem duração total de 15 meses, distribuídos em Aulas Presenciais, Mentorias Individuais Online, Mentorias Presenciais, Laboratórios Práticos Presenciais específicos para cada área temática e participação em Feiras e Eventos. Cada aula terá a duração de 6 (seis) horas distribuídas pelos seguintes tópicos:

  • Aula Inaugural
  • Módulo 1: Modelo de Negócios
  • Módulo 2: Mercado, Marketing e Finanças.
  • Módulo 3: Comportamental, Network e Negociação.
  • Módulo 4: Estratégias de vendas, Gestão de Recursos e Aspectos Jurídico.
  • Módulo 5: Estratégia Laboratório de Moda e Trabalhos Manuais e Artesanato: 48 (quarenta e oito) horas totais. Laboratório de Gastronomia: 24 (vinte e quatro) horas totais. Laboratório de Negócios Culturais: 24 (vinte e quatro) horas totais. Laboratório de Agroecologia: 24 (vinte e quatro) horas totais. Feiras e Eventos: Os candidatos aprovados poderão participar de Feiras, Eventos e Exposições oferecidas pelo Sesc RJ ao longo da incubadora como oportunidade de venda de produtos e projeção da marca.

Educação Sesc RJ

O Programa Educação tem por desafio promover mudanças que favoreçam o crescimento pessoal e social por meio de ações de educação formal e complementar, permeando e integrando os outros programas e atividades de atuação do Sesc RJ. Sendo assim, o projeto busca como princípio fundamental o reconhecimento de crianças, jovens, adultos e idosos como sujeitos do conhecimento. São aqueles que realizam, pensam, elaboram, constroem e repensam, a partir de uma interação com todos os envolvidos neste processo de aprendizagem: alunos, famílias, equipes, parceiros, comunidade. O Sesc RJ considera, assim, a educação permanente aquela que estabelece ações sobre a realidade, iluminadas pelo conhecimento e que torna possível a transformação social.

Clique aqui e acesse o Portal da Educação Sesc RJ.

O Sesc RJ

O Sesc RJ atua no estado do Rio de Janeiro por meio de 21 Unidades de serviço, quatro delas também unidades hoteleiras, em 12 municípios do estado. Além disso, nossas 11 Unidades Móveis (BiblioSesc,  OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher) operam em diversos municípios, formando uma ampla rede de serviços para que você possa ter o melhor para sua vida sempre por perto.

Através da CulturaAssistênciaSaúdeEsporte e LazerTurismo Social e Educação é possível descobrir e desenvolver as potencialidades do nosso público.