Conferência Europeia da IPA
Crédito: Getty Images

Movimento pela Infância e o Direito ao Brincar

O movimento representa uma grande mobilização pelos direitos das crianças e a importância do brincar. É realizado com a participação plena das crianças na divulgação e compartilhamento de seus interesses e experiências brincantes. Envolve as Unidades Sesc RJ como um todo, no sentido de sensibilizar, priorizar e esclarecer o lugar das infâncias na sociedade. Este projeto alinha-se ao ODS4 (Educação de qualidade), ODS5 (Igualdade de Gênero) e ODS10 (Redução das desigualdades).

Para os estudiosos da infância e do desenvolvimento infantil, a brincadeira é uma das experiências mais importantes na vida de um sujeito. Portanto, qualquer tipo de ruptura que, em nome de aprendizagens e processos escolares, exclui o brincar, nada mais é do que um grande equívoco legal e conceitual. Nunca foi tão importante reconhecer as dimensões e vínculos potencializados por essa atividade que é essencial para as infâncias e para as demais fases da vida.

Objetivos

  • Promover grandes mobilizações pelos direitos das infâncias.
  • Compartilhar as experiências vivenciadas na Educação Infantil, no Sesc+ Infância e em outros projetos que reconhecem o potencial das infâncias.
  • Promover oficinas lideradas pelas crianças.
  • Realizar rodas e cortejos brincantes pelos espaços das Unidades e em seu entorno. Intervenções e exposições.

Metodologia

Grupos de trabalhos com as crianças para a escolha de temas, definição de oficinas, intervenções, vídeos, feiras brincantes, laboratórios, Semana Mundial do Brincar, caminhada e outras atividades que favoreçam a compreensão dos diferentes aspectos e sentidos que assumem o protagonismo e a autoria como direitos fundamentais. Em 2024, a Conferência das Infâncias fará parte das ações de destaque promovidas pelo programa Educação. Cabe mencionar que, todas as etapas que compreendem o evento serão de responsabilidade das comissões escolhidas nos grupos.

Educação Sesc RJ

O Programa Educação tem por desafio promover mudanças que favoreçam o crescimento pessoal e social por meio de ações de educação formal e complementar, permeando e integrando os outros programas e atividades de atuação do Sesc RJ. Sendo assim, o projeto busca como princípio fundamental o reconhecimento de crianças, jovens, adultos e idosos como sujeitos do conhecimento. São aqueles que realizam, pensam, elaboram, constroem e repensam, a partir de uma interação com todos os envolvidos neste processo de aprendizagem: alunos, famílias, equipes, parceiros, comunidade. O Sesc RJ considera, assim, a educação permanente aquela que estabelece ações sobre a realidade, iluminadas pelo conhecimento e que torna possível a transformação social.

Clique aqui e acesse o Portal da Educação Sesc RJ.

O Sesc RJ

O Sesc RJ atua no estado do Rio de Janeiro por meio de 21 Unidades de serviço, quatro delas também unidades hoteleiras, em 12 municípios do estado. Além disso, nossas 11 Unidades Móveis (BiblioSesc,  OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher) operam em diversos municípios, formando uma ampla rede de serviços para que você possa ter o melhor para sua vida sempre por perto.

Através da CulturaAssistênciaSaúdeEsporte e LazerTurismo Social e Educação é possível descobrir e desenvolver as potencialidades do nosso público.