Sesc + Povos e Nações

Sesc+ Povos e Nações

É um projeto que visa atuar na melhora da qualidade de vida de pessoas refugiadas e migrantes no Brasil através do acesso às programações, da construção de planos de desenvolvimentos sociais, comunitários e da formação de grupos. A característica básica é a articulação entre culturas de povos e nações diversas e a relação com a construção de um cenário social plural e voltado para a integração das pessoas.

A crescente crise de refugiados e migrações em todo o mundo exige ações concretas para ajudar essas populações a se integrarem e encontrarem um lugar seguro na sociedade. O projeto Sesc+ Povos e Nações surge como resposta a essa necessidade urgente, oferecendo assistência, informações e oportunidades para refugiados, solicitantes de refúgio e migrantes no estado do Rio de Janeiro.

Além disso, o projeto busca contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, tolerante e diversificada, combatendo a xenofobia e o racismo que frequentemente afetam essas comunidades vulneráveis. Segundo o ACNUR, no período de 2011 a 2022, um total de 348.067 imigrantes solicitaram refúgio no Brasil. Até o final de 2022, o país abrigava 65.840 pessoas reconhecidas como refugiadas.

Somente em 2022, houve 50.355 solicitações de refúgio. As principais nacionalidades entre os solicitantes de refúgio, juntamente com o número de pedidos e a porcentagem em relação ao total, foram as seguintes:

  • Venezuela: 33.753 (pedidos – 67,0%)
  • Cuba: 5.484 (pedidos – 10,9%)
  • Angola: 3.418 (pedidos – 6,8%)

Objetivos

Prestar assistência e promover a integração de pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio e migrantes no estado do Rio de Janeiro. O projeto busca criar um ambiente cultural enriquecedor, promover a diversidade, facilitar a interação entre diferentes grupos, difundir valores de tolerância e bem-estar, e combater a xenofobia e o racismo.

Objetivos específicos:

  • Apoiar no acolhimento e integração de refugiados à sociedade fluminense;
  • Promover a diversidade cultural e as trocas entre os grupos;
  • Difundir valores de tolerância e bem-estar;
  • Combater xenofobia e o racismo;

Metodologia

A metodologia do projeto envolve colaboração com instituições de referência e organizações locais. Serão realizadas campanhas informativas e educativas para sensibilizar a população sobre a importância do acolhimento adequado. Além disso, serão oferecidas atividades como cursos, palestras, oficinas e encontros para desenvolvimento pessoal e socioeconômico dos participantes. A promoção da troca cultural será realizada por meio de eventos, exposições e programas que facilitem o diálogo e a interação entre diferentes grupos.

Acolhimento: o projeto busca atuar em conjunto com instituições de referência, promovendo campanhas informativas e educativas que apresentem um processo de acolhimento adequado aos refugiados. O foco é auxiliá-los na garantia de direitos, respeito, bem-estar social, integração e direito à cidade, tudo sob uma abordagem humanitária.

Desenvolvimento e Inserção: promover o desenvolvimento criativo e técnico dos refugiados, oferecendo cursos, palestras, oficinas, encontros e outras atividades que estimulem o empreendedorismo, a autonomia, o desenvolvimento pessoal, a autoestima e a integração socioeconômica das pessoas.

Troca Cultural: através do estímulo à troca cultural entre refugiados e comunidades locais, o projeto visa promover a diversidade cultural, a solidariedade, a tolerância e o respeito às identidades e histórias de cada indivíduo.