Festival Sesc da Juventude6
Crédito: Foto: Luciano Belford

Sesc+ Social

O Sesc+ Social é um projeto que desenvolve ações voltadas para o desenvolvimento comunitário e social através da articulação entre núcleos e redes comunitárias e outros instrumentos sociais visando contribuir para a inclusão e para o acesso aos direitos sociais.

O Sesc+ Social visa à promoção da participação social, à cooperação entre os diversos atores da sociedade e ao acesso aos direitos sociais. Além disso, o projeto está alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas, que são uma agenda global para ações socioeconômicas, ambientais e institucionais até 2030. As ODS, especialmente aquelas relacionadas à erradicação da pobreza, igualdade de gênero, educação de qualidade, trabalho decente, redução das desigualdades e parcerias para o desenvolvimento, fornecem uma estrutura ampla para a atuação do projeto.

Através da promoção do desenvolvimento social, o projeto busca contribuir para o alcance desses objetivos globais, direcionando seus esforços para regiões com índices de desenvolvimento social baixos. O projeto também está alinhado com os valores e missão do Sesc RJ, que enfatizam a promoção do protagonismo das pessoas e das regiões, a equidade social e de gênero, a não discriminação e a promoção dos direitos humanos.

Ao criar ações que consideram as particularidades locais e valorizam a diversidade cultural, o projeto busca melhorar a qualidade de vida das comunidades, promovendo a inclusão social e o acesso aos direitos básicos.

Objetivos

Promover o desenvolvimento comunitário e social por meio da articulação entre núcleos, redes comunitárias e outros instrumentos sociais, visando contribuir para a inclusão e acesso aos direitos sociais das populações em regiões com baixos índices de desenvolvimento humano (IDH) e vulnerabilidades.

Objetivos específicos:

  • Realizar ações que tenham um impacto social significativo e fortaleçam os territórios atendidos;
  • Apoiar instituições sociais e líderes comunitários que desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento das comunidades;
  • Estabelecer uma atuação duradoura, mensurável e tangível, com medição de resultados das ações implementadas;
  • Promover a integração das redes comunitárias, compartilhando experiências e boas práticas entre as diferentes localidades atendidas;
  • Guiar as ações a partir dos valores dos direitos humanos, buscando a equidade social, o respeito à diversidade e a promoção do desenvolvimento pessoal e coletivo.

Metodologia

Os eixos de atuação do Projeto Sesc+ Social compreendem:

  1. Articulação Comunitária
    Desenvolvimento de ações e metodologias próprias para promover a articulação com pessoas, grupos, organizações e oportunidades em favelas, comunidades e territórios com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH).
    As principais ações nesse eixo são: “Redes Comunitárias” e “Guarda Roupa Solidário”.
  2. Formação
    Realização de ações voltadas para formação e criação de conteúdos socioeducativos, oferecendo apoio técnico e teórico sobre temas sociais e humanos, para lideranças comunitárias, organizações sociais e público interessado.
    As principais ações nesse eixo são: “Trilha de Conhecimento” e “Seminário Sesc Direitos Humanos”.
  3. Sensibilização
    Promoção de campanhas e ações com o objetivo de sensibilizar o grande público, abordando temas socialmente relevantes, promovendo valores socioeducativos, cuidado, acolhimento e desenvolvimento pessoal e social.
    As principais ações nesse eixo são: “Campanhas” (em desenvolvimento) e “Cuidando de quem
    cuida”(em desenvolvimento).