Sesc RJ Voe

Sesc RJ Voe: Vivências & Orientações para Empreendedores Sociais


A partir de 12/04 estarão abertas as inscrições para a edição 2024 do projeto Sesc RJ Voe, que promove uma trilha de formação e aceleração para organizações sociais. As inscrições devem ser feitas até o dia 21 de abril. Serão selecionadas até 30 organizações sociais do estado, com CNPJ ativo, e em atividades nos últimos 5 anos. A instituição ou organização selecionada deverá ter disponibilidade para participar de encontros presenciais semanais no Sesc Ramos por cerca de três meses na primeira etapa do projeto. O resultado será divulgado no dia 26 de abril, no site do Sesc RJ e as aulas estão previstas para ter início em 8 de maio. Clique aqui e baixe a Chamada Pública do projeto.

O projeto Sesc RJ Voe é uma iniciativa inovadora que faz parte do programa Sesc+ Social e tem como propósito impulsionar Organizações Sociais rumo ao sucesso. Localizado no Sesc Ramos, esse projeto abrangente oferece formação, vivências e aceleração para as organizações participantes, com o objetivo de aprimorar a gestão e impulsionar a captação de recursos. Além disso, o Sesc RJ Voe busca fomentar o networking entre as organizações e promover parcerias estratégicas que potencializem seu impacto social.

 

O projeto Sesc RJ Voe tem como objetivos principais
  • Apoiar Organizações Sociais: O projeto visa fornecer suporte e assistência às organizações sociais participantes, ajudando-as a desenvolver uma estrutura sólida e eficiente, aprimorando sua capacidade de gestão e potencializando seu impacto social.
  • Ampliar o relacionamento com públicos de interesse: Por meio da participação em eventos, feiras, seminários e outras atividades, o projeto busca expandir a rede de contatos das organizações sociais, promovendo o estabelecimento de parcerias estratégicas, a troca de experiências e o aprendizado conjunto.
  • Ampliar a capacidade de gestão e captação de recursos das Organizações Sociais: O Sesc RJ Voe oferece uma formação abrangente e intensiva, proporcionando assessorias especializadas em áreas-chave, como planejamento estratégico, análise de mercado, planejamento financeiro, monitoramento e avaliação de projetos, captação de recursos e aprimoramento do pitch. Isso visa fortalecer a capacidade das organizações de gerir seus recursos e obter os apoios necessários para suas atividades.
  • Promover a experimentação de serviços e metodologias: O projeto oferece vivências e experiências práticas às organizações sociais, permitindo que testem novos serviços e metodologias. Essa experimentação contribui para o aprimoramento contínuo das organizações e para a inovação no setor social.
  • Incentivar e promover instituições sociais que geram impacto social: O Sesc RJ Voe busca valorizar e destacar as organizações sociais que estão gerando um impacto positivo nas áreas de redução de desigualdades, meio ambiente, esporte, saúde, cultura e educação não formal. Através do reconhecimento e da visibilidade proporcionados pelo projeto, essas instituições têm a oportunidade de inspirar outras organizações e a sociedade como um todo.
Etapas do Projeto
  • Etapa 1 – Seleção
    Nesta fase, são selecionadas 30 organizações sociais com base em critérios como formalização institucional, atendimento ao público cadastrado no PCG, impacto social e capacidade de articulação e representatividade local. Essas organizações são preparadas para iniciar a trilha de formação e aceleração do projeto.
  • Etapa 2 – Formação
    Nesta etapa, as organizações sociais selecionadas recebem uma série de formações, treinamentos, mentorias e networking para impulsioná-las em direção ao sucesso. São oferecidos temas como planejamento estratégico, finanças, monitoramento de projetos, captação de recursos, técnicas de pitch, entre outros. Além disso, é elaborado um vídeo institucional destacando as atividades e o impacto social de cada organização. Os concluintes dessa fase irão ganhar o Selo Coruja.
  • Etapa 3 – Networking e impulsionamento
    Nesta etapa, as organizações sociais têm a oportunidade de vivenciar experiências e estabelecer networking. Participam de eventos, feiras, seminários e outras atividades que permitem a interação com outros projetos e profissionais do setor. Também são promovidos encontros com investidores, exposições e apresentações de pitch.
  • Etapa 4 – Mentorias Especializadas em Comunicação e Marketing
    Nesta fase, cinco instituições são selecionadas para receber mentorias especializadas adicionais. Elas recebem mentoria de comunicação, com a elaboração de um plano e produtos de comunicação, além de uma mentoria de soluções tecnológicas, que oferece suporte na implementação de tecnologia e inovação. Essas instituições recebem o Selo Harpia, que reconhece seu progresso e diferenciação.
  • Etapa 5 – Alçar voo
    Nesta etapa final, as organizações participantes recebem apoio e acompanhamento contínuo. Uma banca do Sesc RJ seleciona duas instituições que se destacaram pelo seu aproveitamento e progresso ao longo do projeto. Essas organizações recebem o Selo Águia, que reconhece seu êxito e sua contribuição significativa para a sociedade.
Selos
  • etapa inicial: CORUJA – símbolo histórico da sabedoria e do conhecimento, a CORUJA personifica a observação atenta e visão 360º mesmo quando na escuridão. Recebem este selo as organizações que concluem a etapa de formação.
  • etapa intermediária: HARPIA – maior ave de rapina no Brasil, também conhecida como “Gavião Real”, a HARPIA constrói seus ninhos no topo das árvores mais altas de onde enxerga todo o ambiente ao seu redor. Recebem este selo as organizações que concluem a etapa de mentoria em comunicação e marketing.
  • etapa conclusão: ÁGUIA – representação clássica de inteligência e excelência. Algumas espécies de águia atingem velocidades de voo incríveis, de até 320km/h. Recebem este selo as organizações que selecionadas para a etapa final do projeto, de apoio e acompanhamento contínuo.
Conheça as organizações participantes do Sesc RJ VOE 2023

Selo Coruja:

  1. INSTITUTO LAR – LEVANTE, ANDE E RECOMECE
  2. Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDECA RJ
  3. Associação Prover
  4. Instituto Cultural Cultne
  5. Centro Comunitário Irmãos Kennedy
  6. Instituto de Pesquisa e Promoção da Saúde (IPPS)
  7. Associação de Cultura e Artes Casa de Bambas
  8. Programa Social Sim Eu Sou do Meio – SESM
  9. Associação Livre – Centro de Formação e Transformação Social (Transformar)
  10. INSTITUTO FAIXA PRETA DE JESUS
  11. Associação Educacional Francisca Nubiana da Silva
  12. Geohídrica – Geologia e Meio Ambiente Ltda
  13. Rede Integrada de Inclusão Social e Capacitação LGBTIQAPN CAPACITRANS
  14. Associação Esportiva e Cultural Oleke
  15. Estrelas do Mandela
  16. Associação Região de Oficina Nacional de Grafite Organizado do Rio de Janeiro ( Museu do Graffiti/Rongo-RJ)
  17. Associação Civil De Caráter Beneficente E Filantrópico Casa Semente
  18. Centro de Atividades Comunitárias João Custódio (CACJOC)
  19. Associação Amor e Vida
  20. Instituto Leonardo Murialdo
  21. ONG Viver em Crescimento Centro Social
  22. Casa Lar Aura Celeste
  23. Instituto Casa Viva
  24. VIDA FELIZ – Associação de Atendimento, Apoio, Valorização e Orientação à Terceira Idade
  25. Instituto SOS Reviver
  26. ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA, CULTURAL, ESPORTE E LAZER JUNTOS PELO BEM E ASSISTENCIA SOCIAL – ASJPB

 

Selo Harpia:

  1. Instituto Lar
  2. Sim! Eu sou do Meio
  3. CAPACITRANS
  4. Casa Semente
  5. Museu do Graffiti

 

Selo Águia: A definir